domingo, 12 de outubro de 2014

Em defesa da comemoração do Dia do Professor por todos

O abaixo-assinado é uma ação coletiva independente de sindicato e não partidária, iniciada por cerca de 200 profissionais da educação dos mais diversos quadros de trabalhadores da educação. 

É em nome desse coletivo que encaminhamos em anexo abaixo-assinado reivindicando que todos @s trabalhador@s da educação pública municipal de SBC possam fruir o ponto facultativo do dia 24 e, assim, comemorar também o Dia do Professor. Lembrando que em ocasiões semelhantes possibilitou-se que não apenas profissionais do quadro do magistério fruissem e comemorassem essa data tão importante.

É necessário refletir sobre esta questão à luz dos princípios fundantes dos Projetos Políticos-Pedagógicos das escolas em que atuamos. São estes princípios que continuam norteando nossas ações e que sustentam nossos argumentos em defesa do ponto facultativo do dia 24 para todos que trabalham na educação. 

A gradativa implementação do novo estatuto da educação, aprovado pelo governo municipal apesar da ampla resistência d@s trabalhador@s da educação, tem revelado cada vez mais os retrocessos e prejuízos anteriormente denunciados, como por exemplo a ampliação e redução compulsória de carga horária e o risco de o professor ter de atuar em outras modalidades de ensino alheias às suas afinidades. 

Quanto mais o novo estatuto vai sendo implementado, mais necessária se faz a unidade de ação de tod@s @s trabalhador@s da educação para  resistir aos prejuízos e retrocessos e reverter a situação que vai se agravando. A restrição da comemoração do Dia do Professor somente ao quadro do magistério é uma estratégia de divisão da categoria visando o enfraquecimento das necessárias resistências por parte d@s trabalhador@s da educação.

Solicitamos que imprimam uma ou mais cópias conforme a necessidade, levem ao conhecimento de toda a equipe, reflitam sobre a questão e peçam o apoio e as assinaturas no abaixo-assinado, que será recolhido ainda esta semana. Em muitas escolas já temos colegas que se disponibilizaram para recolher os abaixo-assinados. Caso queiram, digitalizem os abaixo-assinados preenchidos e encaminhem para o presente email. Em breve informaremos os procedimentos para recolhimento dos originais e entrega dos abaixo-assinados junto ao governo municipal.


2 comentários: